O controle de estoque de obra é uma etapa fundamental para quem não quer perder tempo e dinheiro no planejamento e na execução de projetos. Para executar essa tarefa com mais facilidade, é importante criar mecanismos de controle – assim, será muito mais fácil se organizar e mensurar a real utilização dos insumos.

Além de otimizar tempo, com o controle de estoque de obra é possível manter os investimentos equilibrados, evitar a compra de materiais em excesso, que, com o tempo, podem se deteriorar e, consequentemente, deixar resíduos e causar problemas ao meio ambiente,  identificar o consumo médio de materiais por trabalho e, claro, permitir que você tenha os recursos necessários para cada projeto. Isso significa mais produtividade, logística aprimorada, otimização de verba, cumprimento de prazos, redução dos desvios orçamentários, organização no canteiro de obras e qualidade na entrega final.

De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, cerca de 60% dos custos de um negócio são destinados aos materiais – e dados como esse demonstram a importância de realizar um controle de estoque de obra realmente assertivo.

Para ajudá-lo, confira, neste artigo, dicas dos pontos que não podem faltar em seu controle. Acompanhe.

Como realizar o controle de estoque de obra?

O controle pode ser realizado de inúmeras formas, em papel, sistema digital específico ou, até mesmo, em planilhas, mas o objetivo é um só: controlar a movimentação individual de todos os materiais relacionados com a empresa.

Um bom material de controle de estoque de obra deve conter:

  1. Código ou descrição de cada produto (isso vai facilitar a identificação no banco de dados)

  2. Unidade de consumo (kg, m, peça, etc.)

  3. Estoque mínimo do material em questão

  4. Localização no interior do estoque (onde encontrar o material)

  5. Data que ocorreu a entrada do material

  6. Data que ocorreu a saída do material

  7. Quantidade de entrada, saída e saldo do produto/material

  8. Valor do custo de entrada, saída e valor do estoque atual

  9. Valor do custo médio e anual de aquisição do material

Organização para um controle de estoque de obra assertivo

Outras boas práticas podem ser implementadas no dia a dia da organização para auxiliar no controle de estoque de obra. Entre elas, se destacam:

Armazenamento

É primordial ter um local apropriado para guardar os materiais de estoque, de acordo com a necessidade de cada um deles. O ambiente também deve ter espaço suficiente para tráfego e contagem dos itens.

Ainda, é importante atender aos requisitos da NR18, que traz, no tópico 18.24, preceitos sobre armazenagem e estocagem de materiais, além das normas  ABNT NBR 15524 e 15524-2, que abordam os sistema de armazenagem.

Curva ABC

A curva ABC (Always Better Control) é considerada a alma do controle de estoque de obra no que tange a entrada e a saída de materiais. Por meio dela, é possível definir quais são os materiais e insumos essenciais para cada projeto.

Assim, identifica-se as matérias-primas cruciais para a obra, o que ajuda a orientar o estoque para que ele seja sempre eficiente.

Software de gerenciamento de obras

Inovações tecnológicas, como software de gerenciamento de obras, são sempre boas aliadas para o controle de estoque. É possível escolher o melhor software de acordo com as necessidades da sua operação.

De modo geral, eles permitem que as informações sejam atualizadas e conversem entre si, além de alertar sobre estoque mínimo, acompanhamento de pedidos de compra, controle de ordem de produção, etc.

Ao adotar um software de gestão, você economiza tempo e garante muito mais produtividade para o seu negócio.

E na sua empresa, como é feito o controle de estoque de obra? Você tem alguma boa prática para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima.