A plataforma elevatória é um equipamento desenvolvido para facilitar o trabalho em altura, sem que haja a necessidade de utilização de andaimes, por exemplo, proporcionando uma maior comodidade e um acesso menos complicado para os trabalhadores encarregados de realizarem esse tipo de trabalho. Por essa razão, alguns cuidados são fundamentais para um bom funcionamento da plataforma e para a própria segurança dos trabalhadores encarregados.

Existem alguns pré-requisitos de segurança para os profissionais poderem operar as plataformas elevatórias e é sobre isso que falaremos nesse post. Em primeiro lugar, os trabalhadores que forem trabalhar nas plataformas elevatórias precisam obrigatoriamente ter feito um treinamento que os capacite para isso. Nós da PTA oferecemos treinamentos para o modelo escolhido para locação.

Outro fator importantíssimo para que você consiga trabalhar na plataforma elevatória com segurança é a leitura do manual de instruções do modelo que você alugou. Nele, você conseguirá encontrar as informações necessárias para entender melhor como esse equipamento funciona e deve ser operado, o que diminui consideravelmente o risco de eventuais acidentes ou problemas por mau uso da plataforma elevatória. Lembrando que existem diversos tipos diferentes de plataformas, ou seja, cada um deles possui suas próprias especificidades, então é muito importante ter o manual delas como referência para conseguir trabalhar melhor.

Para garantir a segurança individual de cada trabalhador que vai operar a plataforma em altura, existem equipamentos de proteção individual que ele deve estar utilizando no momento do trabalho. Esses equipamentos são definidos pela Norma Reguladora nº 06 do Ministério do Trabalho e são todos os produtos de uso individual do trabalhador que são destinados a sua proteção para que o serviço não ameace a sua saúde e segurança, e podem variar desde macacões até capacetes e protetores auriculares.

Também vale a pena ficar de olho no local onde ocorrerá o trabalho. Avalie se o terreno é muito irregular ou desnivelado, veja se há tomadas ou fontes de energia próximas a ele para que você consiga ligar e desligar a sua plataforma elevatória de maneira mais fácil, pois assim você otimizará o seu trabalho.

Agora, em termos do próprio equipamento, é extremamente necessário que haja inspeções regulares como, por exemplo, verificar o nível de água da bateria, no caso de equipamentos elétricos Confira se há alguma coisa atrapalhando o bom funcionamento dela, se tudo está ligado e no seu devido lugar, pois prestando atenção nesses detalhes você mesmo conseguirá resolver algum problema mais simples. Essa verificação também é válida para os controles e funções da própria plataforma elevatória, e caso você encontre algum barulho ou outro problema nessa parte, você pode entrar em contato com a PTA Rental, pois nós oferecemos serviços de manutenção para as nossas plataformas elevatórias e estaremos prontamente disponíveis para te ajudar.

Por último, verifique também se todos os equipamentos de proteção individual necessários para o trabalho estão nos conformes. Desse modo, você terá tudo para conseguir operar sua plataforma de maneira bastante eficiente e conseguirá realizar seus serviços de maneira otimizada e segura.