O planejamento de obra desempenha um papel fundamental na construção civil. Um bom e bem planejado canteiro de obras pode melhorar a eficiência, reduzir custos e até mesmo proporcionar maior segurança da operação de construção.

Estima-se que os desperdícios e as perdas de materiais podem chegar a 30% dos custos totais de uma obra. Portanto, a etapa de planejamento não pode ser eliminada ou ignorada, a fim de economizar tempo e dinheiro da construtora.

A seguir, saiba mais sobre o que é a curva ABC, como ela pode reduzir gastos e oferecer soluções que otimizem a execução de uma obra. 

O que é curva ABC?

A fase de planejamento de obra requer a determinação dos recursos necessários para o projeto, e deve não apenas ter foco no planejamento financeiro, mas também no tempo, nos recursos e fornecedores.

Nesse processo, a curva ABC é uma importante ferramenta de categorização de itens a serem adquiridos, como materiais, serviços e equipamentos, os separando com base na sua importância para a execução de uma obra. Essa análise é importante para que o orçamento não ultrapasse o previsto.

No processo de planejamento, o orçamentista identifica os itens, hierarquizando do mais caro para o mais barato. Dessa forma, é possível ter uma visão geral das quantidades e dos custos envolvidos, e dar atenção ao que causa maior impacto no custo total da obra.

Como o planejamento de obra pode reduzir gastos?

Em um planejamento de obra, a curva ABC pode ser utilizada para estabelecer uma ordem racional na prioridade de insumos utilizados por uma construtora. É uma maneira abrangente de segmentar seus recursos para garantir que aproveite ao máximo seu tempo e reduza desperdícios, dividindo os itens em três categorias facilmente distinguíveis:

  • Categoria A: 20% dos recursos com maior valor agregado.
  • Categoria B: 30% dos recursos com maior valor agregado, mas abaixo de categoria A.
  • Categoria C: 50% dos recursos restantes.

O cálculo do valor de cada recurso, bem como os percentuais específicos do corte entre essas três categorias, pode ser feito a partir de diversos métodos e variam de empresa para empresa.

A otimização de custos de obra com a curva ABC

Além de proporcionar mais dinamismo em uma obra, a análise da curva ABC evita erros comuns, como a falta de materiais na frente de serviço ao mesmo tempo que o estoque está abarrotado com itens que não serão utilizados de imediato. Além da perda de espaço físico, materiais parados em estoque por muito podem sofrer danos, estragar ou ser esquecidos.

A curva ABC permite dimensionar o impacto de cada item no orçamento final da obra. Por exemplo, se o cimento comum representa 30% do valor total da obra, e o piso apenas 10%, o cimento será o insumo que terá maior atenção durante a negociação com um fornecedor.

Ou seja, os recursos que estão na categoria A representam o maior custo de uma obra e, também, são os mais requisitados – por isso, nunca podem faltar. É fundamental que esses itens sejam monitorados constantemente, acompanhando as saídas e providenciando a reposição com bastante antecedência e, é claro, com o maior desconto possível.

Quanto às outras faixas, apesar de impactarem menos no valor total da obra, os descontos são sempre bem-vindos. Enquanto os itens das categorias A e B precisam da participação ativa de um gestor na negociação de compra, os recursos da categoria C podem ser adquiridos por uma pessoa que está no dia a dia da obra.

Com isso, cabe ao orçamentista responsável pelo planejamento de obra a tarefa de conciliar o que o cliente está solicitando, tendo atenção à qualidade, ao preço, à logística e ao estoque. Com um orçamento seguro e realista, é possível reduzir custos e melhorar a qualidade final de uma obra.

E então, você já conhecia a curva ABC para o planejamento de obra? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!