Toda empresa que trabalha na indústria da construção civil conhece os impactos dos gastos no canteiro de obras. Por isso, um objetivo que é praticamente comum para este segmento é a busca da redução de gastos desnecessários.

Ela envolve tanto aquelas estratégias que permitem a economia de recursos financeiros, quanto as que proporcionam a economia de tempo. Pensando nisso, no post de hoje nós listamos as principais formas de evitar os gastos em excesso e mantê-los sob controle dentro do canteiro, entregando o projeto com o prazo e orçamento definidos. Acompanhe. 

Evitando gastos no canteiro de obras

Estime seus custos desde o início

No início de qualquer projeto, enquanto se está na fase de planejamento, é importante garantir que as estimativas sejam precisas e completas. A precisão é fundamental, porque assim podem ser evitados problemas que geram mais gastos no canteiro de obras.

Lembre-se de que estimativas erradas tendem a levar a erros financeiros em estágios posteriores, e, para evitar essas complicações, uma recomendação é o uso de softwares específicos do setor de construção. Eles permitem que seja possível dimensionar os gastos necessários ao projeto de maneira correta, gerindo contratos, processos, licitações entre outros fatores inerentes à construção civil.

Sempre reveja seus processos

Um canteiro de obras exige ter processos de trabalhos bem estruturados, definidos e divulgados para todos os colaboradores, de forma que as atividades sejam executadas de maneira precisa e eficaz. Tendo os processos levantados desde o início, é possível metrificar tempos e saber qual será o custo em horas de execução.

Mas somente ter esses processos mapeados não garante economia, já que mudanças ocorrem e riscos estão presentes em todo o momento no canteiro de obras. Por isso, conhecer quais são os processos que geram maior risco permite que eles sejam revistos, ou avaliados a partir de metodologias de análise de riscos para que sejam evitados.

Mudanças em processos são e serão sempre necessárias para que um projeto se desenvolva bem – e, o quanto antes elas forem identificadas, menores os impactos e riscos.

Compre certo

Sabe aquelas ofertas imperdíveis, preços irrecusáveis, vendedor que demonstra maior conhecimento sobre seu projeto do que você? Evite-os.

Se você estimou de maneira coerente, mantenha o plano do começo ao fim, principalmente no momento da compra dos insumos para sua obra. Compre na medida estimada – este é o segundo passo, após o planejamento, para manter o controle dos gastos no canteiro de obras.

Cuide na estocagem

O que acontece se você comprar um iogurte e mantê-lo fora da geladeira? Ele vai estragar, certo? Essa é a mesma lógica ao comprar insumos para o canteiro de obras e não os armazenar de forma correta. 

Apesar de ser um comparativo entre duas situações bastante diferentes, os produtos que você compra para sua obra também têm requisitos de armazenamento. A dica é: siga-os. Dessa forma, você garante a maior vida útil dos insumos em estoque, e evita que eles percam propriedades que garantirão a segurança futura da sua obra.

Mas não é só você que tem que cuidar do armazenamento: se seu fornecedor não possuir um sistema de armazenamento adequado também, não é possível garantir a qualidade. Por isso, avalie seu fornecedor para ter essa segurança, porque, neste caso, além de evitar gastos no canteiro de obras, você evita ter que investir em reformas e reparos.

Evite desperdício

Comprar algo para jogar fora é um erro comum e que impacta bastante nos gastos no canteiro de obras. É recorrente ouvirmos que o planejamento inicial foi X e, no final da obra, o gasto foi X*150%, certo? Normalmente, isso se deve aos desperdícios – aquela massa de cimento feita e que não foi usada por completo, os tijolos quebrados por um transporte inadequado, aquela viga que, ao ser suspensa, acabou caindo por falta de uma equipamento adequado, etc. 

Tenha sempre em mente que você tem um planejamento, e que deve segui-lo. Se ele foi bem elaborado, provavelmente não haverá novas compras, e o impacto dos gastos no canteiro de obras não influenciará o seu rendimento ao final do projeto.

E você, como faz para otimizar os custos no canteiro de obras? Conte pra gente pelos comentários e saiba como a PTA Rental pode lhe ajudar a reduzir o investimento inicial dos seus projetos com o aluguel de equipamentos: visite nosso site e até a próxima.