Montar o cronograma da obra é um dos principais meios de mensurar o andamento do projeto, bem como manter todos alinhados sobre o que foi planejado e se o escopo está sendo contemplado ou não.

Por isso, no post de hoje, preparamos algumas dicas para você fazer bem-feito o cronograma da sua obra.

Passos para montar um cronograma da obra

Compreenda o projeto

É comum, hoje em dia, ouvir que não é necessário ter conhecimento específico sobre o setor para gerenciar um projeto, o que não é uma verdade absoluta, principalmente na construção civil.

Entender onde se deseja chegar, conhecer todas as normas, regulamentações e documentações do projeto é essencial. 

Entenda as restrições

Com todas as normas e documentações conhecidas, crie uma lista das restrições que o projeto está submetido, como legislações, o clima, os feriados, entre outros. Quando você tem este conhecimento, pode mitigar as restrições que impactarão no desempenho do projeto e no avanço do cronograma da obra.

Mantenha sempre em mente que você tem a capacidade de prever as restrições até certo ponto. Intempéries naturais são imprevisíveis e impossíveis de serem colocadas no escopo, por exemplo, por isso, é preciso calcular uma margem de segurança ao montar o cronograma da obra. 

Crie uma lista de atividades

Usando uma técnica de redução, decomponha o projeto em entregáveis ou pacotes de trabalho mais simples. Em seguida, divida cada pacote em níveis menores de atividades, registrando todos eles com suas descrições sobre o que deve ser realizado em cada subatividade.

Mas, atenção: não crie uma lista de 10 mil atividades. Quando um projeto for grande, é mais vantajoso que sejam feitos subprojetos para facilitar o gerenciamento futuro do cronograma de obras.

Encadeie suas atividades

Para que o cronograma da obra fique completo, pense em como as atividades podem ser fisicamente sequenciadas. Por exemplo, você não pode preencher uma vala que ainda não foi cavada, ou fazer a passagem de cabos da rede elétrica sem que os dutos tenham sido instalados. Por isso, crie uma lista sequencial, pensando sempre na atividade que deve ser concluída para que uma próxima seja iniciada.

Determine as durações das atividades

Depois das atividades listadas e sequenciadas, é importante prever o tempo que cada uma vai durar. Inicialmente, defina a unidade de tempo que será utilizada, por exemplo, minutos, horas ou dias. 

Uma excelente dica, para que seu cronograma da obra se aproxime da realidade, é trazer especialistas em cada parte da operação. Com certeza, um chefe do canteiro de obras terá mais propriedade para dizer se aquela previsão é real ou não, certo?

Determine marcos

Neste momento, se comunicar com as partes interessadas, como investidores e proprietários, sobre o escopo e o tempo que a obra levará vai garantir um alinhamento geral. Quando as partes envolvidas estão cientes de quais são os marcos, e quando eles irão acontecer, você se certifica de que todos saibam claramente quando o projeto será concluído.

Monitore o andamento do projeto

Todo o cronograma de obra está elaborado e os principais envolvidos estão alinhados? É o momento de colocar a mão na massa e acompanhar o andamento do projeto.

Use técnicas e ferramentas que te auxiliem, como, por exemplo, um gráfico de Gantt, que mostra onde o projeto deveria estar e em que etapa ele realmente se encontra. Saber imediatamente que o projeto está saindo dos trilhos é importante para manter seu time de execução alinhado e apresentar de forma concreta aos donos do projeto as principais causas do desalinhamento entre o planejado e o executado. Mas, lembre-se: é impossível se prever tudo.

Mensure os resultados

Por fim, é preciso medir os resultados do cronograma da obra. Saber o quanto de percentual está avançado ou o quanto está atrasado, são meios de você:

  1. Estabelecer “rotas de fuga”, para ajudar seu cronograma sempre que necessário; e
  2. Sempre manter o time e os principais interessados no projeto alinhados sobre prazos de entrega e mudanças de escopo.

E você, como monta o cronograma de obra na sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima!