Você sabe quais são os prédios mais altos do Brasil? Você sabia que São Paulo, Rio de Janeiro e Recife são as metrópoles brasileiras que estão presentes entre as 25 cidades com maior quantidade de arranha-céus no mundo? Provavelmente você nunca deve ter se perguntado isso enquanto admira essas obras majestosas que o ser humano é capaz de criar. Por isso, elaboramos esse post para matar a sua curiosidade sobre quais são os maiores prédios do Brasil e falar um pouquinho de cada um deles.

O edifício que encabeça essa lista fica localizado na cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. O Millennium Palace foi concluído e inaugurado no ano de 2014, tem 177 metros de altura e 46 andares. Esse prédio tem quase o dobro da altura dos outros edifícios que estão localizados ao seu redor, então é muito fácil avista-lo a qualquer distância, pois ele é realmente bem mais alto que os outros.

Em segundo lugar, que perdeu o posto de maior edifício do Brasil para o Millennium Palace, em 2014, temos o Mirante do Vale, que fica localizado na cidade de São Paulo, tem 170 metros de altura e 51 andares. Sua obra foi concluída no ano de 1960 e ele ocupou a primeira posição da lista dos edifícios mais altos do país desde a sua inauguração até 2014, configurando 44 anos de liderança no ranking.

Em terceiro, temos o Edifício Itália, que também fica localizado na cidade de São Paulo. Esse prédio possui 165 metros de altura e também tem 46 andares. Foi inaugurado no ano de 1965 e atualmente é protegido pelo Patrimônio Histórico porque é um dos maiores exemplos de arquitetura verticalizada do país, além de ter se tornado um marco da cidade.

Em quarto lugar, temos mais um edifício da cidade de Balneário Camboriú: o Villa Serena Torre A e Torre B. Esse edifício possui 164 metros de altura e 49 andares, cada um dos prédios, foi inaugurado no ano de 2012 e fica localizado bem no centro dessa cidade turística catarinense.

O Rio de Janeiro é o local onde fica o quinto maior edifício do Brasil. O Rio Sul Center, que também é popularmente conhecido como a Torre Rio Sul, fica em Botafogo, bairro da zona sul carioca, possui 163 metros de altura e 48 andares. Foi inaugurado no ano de 1982 e possui fins comerciais.

A nível de curiosidade: o primeiro prédio de grande porte construído em território brasileiro foi o Sampaio Moreira, na década de 20 – mais precisamente no ano de 1924 – em São Paulo. O primeiro arranha-céu também foi construído na capital Paulista.

Esses são, atualmente, os cinco maiores edifícios do Brasil. Como dissemos, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife são as cidades que mais têm prédios tão altos no país, mas outras cidades como Curitiba, Goiânia, Salvador, Balneário Camboriú e Londrina também merecem destaque nesse tipo de arquitetura. Ao visitar essas cidades, preste atenção na sua arquitetura para que você consiga notar toda a beleza que ela transmite.