{"id":1505,"date":"2018-10-09T09:00:35","date_gmt":"2018-10-09T12:00:35","guid":{"rendered":"http:\/\/ptarental.com.br\/noticias\/como-montar-o-cronograma-da-obra\/"},"modified":"2018-10-09T09:00:35","modified_gmt":"2018-10-09T12:00:35","slug":"como-montar-o-cronograma-da-obra","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/blog.ptarental.com.br\/como-montar-o-cronograma-da-obra\/","title":{"rendered":"Como montar o cronograma da obra?"},"content":{"rendered":"

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Montar o cronograma da obra \u00e9 um dos principais meios de mensurar o andamento do projeto, bem como manter todos alinhados sobre o que foi planejado e se o escopo est\u00e1 sendo contemplado ou n\u00e3o.<\/p>\n

Por isso, no post de hoje, preparamos\u00a0algumas dicas para voc\u00ea fazer bem-feito o cronograma da sua obra.<\/p>\n

Passos para montar um cronograma da obra<\/h2>\n

Compreenda o projeto<\/h3>\n

\u00c9 comum, hoje em dia, ouvir que n\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio ter conhecimento espec\u00edfico sobre o setor para gerenciar um projeto, o que n\u00e3o \u00e9 uma verdade absoluta, principalmente na constru\u00e7\u00e3o civil.<\/p>\n

Entender onde se deseja chegar, conhecer todas as normas, regulamenta\u00e7\u00f5es e documenta\u00e7\u00f5es do projeto \u00e9 essencial.\u00a0<\/p>\n

Entenda as restri\u00e7\u00f5es<\/h3>\n

Com todas as normas e documenta\u00e7\u00f5es conhecidas, crie uma lista das\u00a0restri\u00e7\u00f5es que o projeto est\u00e1 submetido, como legisla\u00e7\u00f5es, o clima, os feriados, entre outros. Quando voc\u00ea tem este conhecimento, pode mitigar as restri\u00e7\u00f5es que impactar\u00e3o no desempenho do projeto e no avan\u00e7o do cronograma da obra.<\/p>\n

Mantenha sempre em mente que voc\u00ea tem a capacidade de prever as restri\u00e7\u00f5es at\u00e9 certo ponto. Intemp\u00e9ries naturais s\u00e3o imprevis\u00edveis e imposs\u00edveis de serem colocadas no escopo, por exemplo, por isso, \u00e9 preciso calcular uma margem de seguran\u00e7a ao montar o cronograma da obra.\u00a0<\/p>\n

Crie uma lista de atividades<\/h3>\n

Usando uma t\u00e9cnica de redu\u00e7\u00e3o, decomponha o projeto em entreg\u00e1veis ou pacotes de trabalho mais simples. Em seguida, divida cada pacote\u00a0em n\u00edveis menores de atividades, registrando todos eles com suas descri\u00e7\u00f5es sobre o que deve ser realizado em cada subatividade.<\/p>\n

Mas, aten\u00e7\u00e3o: n\u00e3o crie uma lista de 10 mil atividades. Quando um projeto for grande, \u00e9 mais vantajoso que sejam feitos subprojetos para facilitar o gerenciamento futuro do cronograma de obras.<\/p>\n

Encadeie suas atividades<\/h3>\n

Para que o cronograma da obra fique completo, pense em como as atividades podem ser fisicamente sequenciadas. Por exemplo, voc\u00ea n\u00e3o pode preencher uma vala que ainda n\u00e3o foi cavada, ou fazer a passagem de cabos da rede el\u00e9trica sem que os dutos tenham sido instalados. Por isso, crie uma lista sequencial, pensando sempre na atividade que deve ser conclu\u00edda para que uma pr\u00f3xima seja iniciada.<\/p>\n

Determine as dura\u00e7\u00f5es das atividades<\/h3>\n

Depois das atividades listadas e sequenciadas, \u00e9 importante prever o tempo que cada uma vai\u00a0durar. Inicialmente, defina a unidade de tempo que ser\u00e1 utilizada, por exemplo, minutos, horas ou dias.\u00a0<\/p>\n

Uma excelente dica, para que seu cronograma da obra se aproxime da realidade, \u00e9 trazer especialistas em cada parte da opera\u00e7\u00e3o. Com certeza, um chefe do canteiro de obras ter\u00e1 mais propriedade para dizer se aquela previs\u00e3o \u00e9 real ou n\u00e3o, certo?<\/p>\n

Determine marcos<\/h3>\n

Neste momento, se comunicar com as partes interessadas, como investidores e propriet\u00e1rios, sobre o escopo e o tempo que a obra levar\u00e1 vai garantir um alinhamento geral. Quando as partes envolvidas est\u00e3o cientes de quais s\u00e3o os marcos, e quando eles ir\u00e3o acontecer, voc\u00ea se certifica de que\u00a0todos saibam claramente quando o projeto ser\u00e1 conclu\u00eddo.<\/p>\n

Monitore o andamento do\u00a0projeto<\/h3>\n

Todo o cronograma de obra est\u00e1 elaborado e\u00a0os principais envolvidos est\u00e3o alinhados? \u00c9 o momento de colocar a m\u00e3o na massa e acompanhar o andamento do projeto.<\/p>\n

Use t\u00e9cnicas e ferramentas que te auxiliem, como, por exemplo, um gr\u00e1fico de Gantt, que mostra onde o projeto\u00a0deveria estar e em que etapa ele realmente se encontra. Saber imediatamente que o projeto est\u00e1 saindo dos trilhos \u00e9 importante para manter seu time de execu\u00e7\u00e3o alinhado e apresentar de forma concreta aos donos do\u00a0projeto as principais causas do desalinhamento entre o planejado e o executado. Mas, lembre-se: \u00e9 imposs\u00edvel se prever tudo.<\/p>\n

Mensure os resultados<\/h3>\n

Por fim, \u00e9 preciso medir os resultados do cronograma da obra. Saber\u00a0o quanto de percentual est\u00e1 avan\u00e7ado ou o quanto est\u00e1 atrasado, s\u00e3o meios de voc\u00ea:<\/p>\n

    \n
  1. Estabelecer \u201crotas de fuga\u201d, para ajudar seu cronograma sempre que necess\u00e1rio; e<\/li>\n
  2. Sempre manter o time e os principais interessados no projeto alinhados sobre prazos de entrega e mudan\u00e7as de escopo.<\/li>\n<\/ol>\n

    E voc\u00ea, como monta o cronograma de obra na sua empresa? Ficou com alguma d\u00favida? Escreva pra gente pelos coment\u00e1rios e at\u00e9 a pr\u00f3xima!<\/b><\/p>\n

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    Montar o cronograma da obra \u00e9 primordial para qualquer gerente de projeto.<\/p>\n","protected":false},"author":3,"featured_media":1502,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_et_pb_use_builder":"","_et_pb_old_content":"","_et_gb_content_width":""},"categories":[1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/blog.ptarental.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1505"}],"collection":[{"href":"https:\/\/blog.ptarental.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/blog.ptarental.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.ptarental.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/3"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.ptarental.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1505"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/blog.ptarental.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1505\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.ptarental.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1502"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/blog.ptarental.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1505"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.ptarental.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1505"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/blog.ptarental.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1505"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}