A gestão de resíduos deve ser feita de forma responsável e sustentável, principalmente pelo fato de que a sociedade está cada vez mais atenta à responsabilidade ambiental em todas áreas, e, como se sabe, a geração de resíduos na construção civil é uma das maiores entre todos os setores. 

Com os locais de destinação de lixo transbordando, é necessário aproveitar as oportunidades de recuperar, reciclar e reutilizar os materiais gerados na construção. Assim, tudo o que for realmente descartado será feito de forma mais consciente e responsável.

A seguir, preparamos 5 dicas para fazer a gestão de resíduos sustentável no seu projeto. Confira. 

5 dicas para fazer a gestão de resíduos na construção civil

#1 Minimize os resíduos

Para iniciar a gestão de resíduos, é preciso identificar onde estes estão sendo mais produzidos. Por exemplo: os produtos mais utilizados na execução do projeto de construção são enviados em embalagens eficientes? Os materiais escolhidos têm potencial para ser reciclados e foram mensurados para minimizar os desperdícios? Essas são duas questões que devem ser analisadas no começo do projeto e podem garantir uma gestão de resíduos mais eficaz.

#2 Separe os resíduos de forma eficiente

A forma como os materiais são separados e armazenados é essencial para a gestão de resíduos na construção civil. Ter um local seguro para o armazenamento dos resíduos é simples, e, além disso, eles devem ser claramente sinalizados e rotulados para que sua separação, desde o início, seja eficiente.

Em alguns casos, vale a implantação de trituradores de tijolos, blocos e resíduos de concreto, principalmente porque grandes peças de resíduos são mais difíceis de armazenar.

Mas de nada adianta ter locais seguros, sinalizados e equipamentos que facilitem o armazenamento do lixo gerado, se a equipe não estiver treinada para fazer a gestão de resíduos. Treinamentos constantes são importantes para a mudança de cultura operacional.

#3 Faça o reuso dos materiais

Alguns materiais podem ser reutilizados e a gestão de resíduos não significa somente jogar o “lixo certo” no “local certo”. Por exemplo, portas e janelas em boas condições podem ser utilizadas para fazer substituições, doações e revendas, ou seja, formas responsáveis de destinar esses materiais.

As matérias-primas e produtos que não podem ser eliminados ou reutilizados são coletados e, a menos que sejam gerenciados, provavelmente serão descartados ao menor custo. Em muitas áreas do país, as taxas de descarte em aterros de resíduos sólidos são substancialmente mais altas do que o custo de separação e recuperação, incluindo o custo de descarte de resíduos.

#4 Elimine os resíduos

Alguns resíduos gerados no processo de construção podem ser eliminados. Por exemplo, os moldes de metal para a construção de peças de concreto podem ser escolhidos com base na reutilização de outros projetos. A mensuração adequada dos insumos utilizados para a construção, reduz, além dos gastos, a geração de resíduos desnecessários.

A gestão de resíduo, não cabe somente a pós-geração do lixo – ela deve ser um processo pensado e avaliado desde o início da construção. 

#5 Demolição e desconstrução

Existem casos dentro da construção civil em que demolições ou desconstruções são necessárias, e, logicamente, realizar essas ações traz consigo a consequência da geração de resíduos e poluição. Mas você já parou para pensar que a desconstrução permite a recuperação extensiva de materiais reutilizáveis? Além de preservar recursos e minimizar o desperdício, ela impulsiona a economia criando novas oportunidades de geração de emprego e renda.

Grande parte dos imóveis pode ter a desconstrução e a demolição combinados. Por exemplo, edificações de madeira podem ser desconstruídas, projetos de pavimentação ou construção com tijolos de alta qualidade são mais fáceis de desconstruir, limpar e reutilizar. Quando tudo o que for passível de ser desconstruído for concluído, pode-se aplicar o processo de demolição.

Como a construção civil é vista como um dos setores que mais geram resíduos em seus processos produtivos, adotar uma estratégia de gestão de resíduos contribui significativamente para reduzir os impactos ambientais gerados pelo canteiro de obras. E você, como faz a gestão de resíduos na sua empresa? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.