A redução de custos é um ponto-chave de qualquer empresa, e em canteiros de obras, o custo de operação é um dos que causam maior impacto financeiro no fechamento mensal, por isso, é fundamental tê-lo sob controle para garantir a sustentabilidade do projeto.

Entretanto, se você acredita que o corte de gastos representa uma perda de segurança, está enganado! Saiba como ter um ambiente seguro, produtivo e otimizado sem expor seus funcionários e a empresa em risco. 

Como reduzir o custo de operação?

Tempos de crise exigem soluções que contribuam para o bom equilíbrio da empresa – e aquela que não se preocupa com os custos operacionais pode estar caminhando para um abismo financeiro. Por isso, preparamos 5 dicas para você garantir que o custo de operação esteja dentro do esperado no final do mês.

Sua empresa está reciclando materiais?

A sustentabilidade é um dos assuntos que está em alta atualmente. Consumo consciente, reutilização de materiais, reciclagem, entre tantos outros temas estão ganhando cada vez mais força. Por isso, quando sua empresa se preocupa com a questão ambiental no canteiro de obras, os ganhos na redução do custo de operação podem ser muito vantajosos.

Todo canteiro de obra produz resíduos – e em grande quantidade! Ter uma gestão de resíduos, os destinando para o reaproveitamento ou reciclagem, pode representar até 20% de economia no custo de operação de um empreendimento.

Se você não sabe por onde começar, pode optar por uma consultoria especializada, ou aplicação de algumas técnicas que facilitem o processo, como os 5S:

  • Seiri (Utilização): separe o que é útil do que não é; 
  • Seiton (arrumação): coloque cada coisa em seu devido lugar;
  • Seiso (limpeza): limpe o ambiente;
  • Seiketsu (higiene): conscientize para que tudo se mantenha limpo e seguro; e
  • Shitsuke (Disciplina): transforme tudo isso num senso comum de conduta, e de responsabilidade compartilhada.

Será que você está sendo roubado?

Infelizmente, os casos de furtos dentro dos canteiros de obras não são raros, e, dependendo da quantidade de material, isso pode representar um grande estouro no orçamento, implicando diretamente no seu custo de operação.

Por isso, tenha um sistema de vigilância atento e capacitado para inibir este tipo de situação. Neste quesito, tecnologia e segurança caminham juntos, e contratar uma empresa de segurança pode ser uma opção viável – além de ter um bom gerenciamento de estoque, e ter uma seleção de pessoas rigorosa. 

Seus funcionários estão seguros?

O uso de equipamentos de proteção individual, ou EPI, é uma forma indireta de reduzir custo de operação. Quando você fornece estes equipamentos para sua equipe, garante que riscos de acidentes sejam minimizados. Ou seja, todos os passivos trabalhistas que poderiam surgir por um acidente ocorrido, e agravado pela falta de um EPI, são retirados.

Por isso, invista em proteção para seus colaboradores, forneça os equipamentos, de acordo com cada operação, e garanta que os operários estão fazendo seu uso adequadamente, além de garantir que todos os EPIs estejam em boas condições de uso.

Como é feita a seleção de materiais?

Selecionar os materiais apropriados é uma das principais maneiras de reduzir, diretamente, o custo de operação no canteiro de obras. Trabalhar de forma a diminuir o desperdício dos materiais utilizados permite que as obras operem com a redução de materiais excedentes.

Para ter essa precisão, é possível utilizar de softwares para gestão de obras, inclusive nas versões mobile. 

Já pensou em alugar equipamentos?

A maior parte das empresas de construção civil necessita de equipamentos para realizar seus projetos, e, em sua maioria, o custo de aquisição do maquinário se torna inviável. Por isso, uma maneira de reduzir o custo de operação e garantir que o orçamento das obras se mantenha viável é alugar equipamentos.

Se sua construtora está trabalhando em um projeto de um prédio, e necessita recorrentemente fazer o transporte de pessoas em altura, por exemplo, você pode locar uma plataforma elevatória. Assim, além de eliminar o custo de aquisição do equipamento, os gastos com manutenção, armazenamento, transporte e outros contábeis – já que aquela plataforma se tornará um ativo – deixam de ser responsabilidade da sua empresa, e a terceirizada passa a responder por eles.  

E então, esclareceu as principais dúvidas sobre como reduzir o custo de operação no canteiro de obras? Continue acompanhando nosso blog e até a próxima.