Quando são realizadas atividades de manutenção elétrica, principalmente em edifícios comerciais, indústrias, galpões, na maior parte das vezes, é necessário alcançar alturas significativas. Por esse motivo trabalhar com os equipamentos adequados garante a segurança no momento de executar este tipo de atividade.

A produtividade nos trabalhos de manutenção elétrica é definida pelo uso de equipamentos de acessos adequados. Pensando em trabalhos em altura, os equipamentos de acesso são os mais utilizados, pois garantem estabilidade e segurança do operário, como, por exemplo, as plataformas elevatórias. Mas você sabe como adotar esses equipamentos para executar a manutenção elétrica em seus projetos?

Manutenção elétrica em alturas: trabalhando de maneira segura

Quando se realiza manutenção elétrica em altura, os equipamentos mais apropriados são as plataformas elevatórias, muitas vezes as plataformas tesouras elétricas. Elas permitem que os eletricistas, junto com os seus equipamentos, sejam elevados até a altura desejada para a realização da manutenção, trazendo agilidade e segurança à tarefa.

Plataformas do tipo tesoura elétrica são mais seguras

Como vimos, a plataforma elevatória tesoura é o tipo mais utilizado para a realização da manutenção elétrica em altura. Veja os principais motivos para isso:

  • Mais segura do que escadas e andaimes

Nem é preciso tecer grandes comentários. As plataformas elevatórias são muito mais seguras do que escadas e andaimes, pois são suas cestas são gradeadas, impedindo quedas e por possuírem locais de fixação de cintos de segurança. Além disso, os eletricistas não estarão apoiados em estruturas instáveis.

  • Bateria de energia elétrica

As plataformas do tipo tesoura alimentadas por baterias são adequadas e seguras para o uso em ambientes fechados, permitindo a manutenção elétrica em indústrias e galpões, por exemplo. Uma vez que esses ambientes, normalmente, têm um terreno nivelado, o modelo elétrico se torna ainda mais adequado para a execução deste tipo de trabalho – além de não liberar gases potencialmente prejudiciais à saúde.

  • Facilidade de movimentação do eletricista

Para os eletricistas, é comum a necessidade de locomoção para a realização da manutenção elétrica em diferentes pontos, e as facilidade das plataformas elevatórias do tipo tesoura colaboram para a realização deste trabalho.

Quando se trabalha com fiação elétrica e equipamentos que potencializam riscos de acidentes, é importante sempre garantir a segurança do eletricista.

  • Diversidade de tamanhos de plataformas

As plataformas do tipo tesoura são diversificadas, principalmente quando a manutenção elétrica demanda um trabalho em grandes extensões de paredes. Essa variedade de tamanhos permite que os eletricistas executem o trabalho por mais tempo, sem a necessidade de reposicionar a plataforma.

  • Força e versatilidade

As plataformas elevatórias do tipo tesoura têm capacidade de suportar cargas, variando de acordo ao modelo selecionado. Em termos de alcance vertical, estas plataformas alcançam entre 8 e 14 metros – o que facilita bastante o trabalho de manutenção elétrica.

  • Tomada no cesto

As plataformas elevatórias tesoura possuem tomada de eletricidade no cesto, facilitando o trabalho e descartando o uso de extensões que podem causar acidentes.

Se você planeja fazer manutenção elétrica em edifícios altos, o uso de plataformas elevatórias tesouras é bastante indicado. Quer conhecer mais sobre essa solução? Acompanhe a PTA e saiba como realizar manutenções eficazes em seus projetos.