Escolher o fornecedor de plataforma certo para suas necessidades é vital para garantir que seu projeto seja entregue dentro do prazo, custo e qualidade esperados. A partir do momento que se aplica critérios de seleção, se torna mais fácil identificar a empresa que atenderá às suas demandas garantindo uma entrega de sucesso ao cliente final.
Por isso separamos algumas dicas para que você saiba como escolher o fornecedor ideal!
Dicas para escolher o melhor fornecedor de plataforma
Dica #1 – defina os principais critérios
Todo e qualquer projeto tem critérios que devem ser atendidos. Tempo, custo e qualidade são os principais deles. No momento da seleção do fornecedor de plataforma, entenda quais são suas necessidades para identificar se a empresa que está sendo avaliada os atende.
Por isso, crie uma lista dos principais critérios que o fornecedor precisa atender para sua seleção seja mais assertiva. Por exemplo:
- Prazos de entrega – desde o recebimento da solicitação do equipamento até a disponibilização;
- Processos e garantias de qualidade;
- Termos e condições de pagamento;
- Manutenções técnicas, preventivas e corretivas realizadas nos equipamentos; e
- Consultorias e treinamentos que são realizados.
Com estes exemplos, e outros pontos de avaliação do fornecedor de plataforma, sua empresa é capaz, de maneira sistemática, identificar pontos fortes e fracos de cada um dos fornecedores que estão sendo avaliados. Garantindo a que o fornecedor atende aos pré-requisitos da sua demanda, ou não.
Dica #2 – estabeleça como funciona seu processo
Não adianta ter uma lista de critérios que devem ser atendidos pelo fornecedor de plataformas, sem ter um processo de organização que viabilize a melhor escolha. Defina como serão realizadas as análises. Serão a partir de propostas e documentações? De conversas diretas com vendedores? De processos licitatórios?
Existem diversas formas de escolher o fornecedor. Explique aos fornecedores de plataforma em avaliação quais serão os requisitos que serão cobrados para a escolha, e após o fechamento do contrato.
Assim você já inicia seu relacionamento fornecedor-cliente de forma saudável e aberta. Mas nunca se esqueça de ter tudo registrado. Use e-mail, contratos, ou outros tipos de comunicação que sempre forneçam informações para ambas as partes sobre o que foi tratado e acordado.
Dica #3 – conheça o histórico dele de mercado
Todo fornecedor de plataforma, ou qualquer outro produto ou serviço, que se preze tem um portfólio de clientes. E não veja como dispensável entrar em contato com eles para saber como foi a experiência do trabalho realizado. Os clientes antigos trarão informações mais seguras e precisas para sua avaliação, eliminando todo o discurso de vendedor que o fornecedor terá.
Levante informações sobre os critérios que você já estabeleceu. Pergunte sobre as experiências que vieram desde o processo de negociação até a conclusão do serviço. Quais foram os contratempos enfrentados e como o fornecedor de plataformas trabalhou para resolvê-los. Caso se tratasse de projetos, saiba se os impactos gerados pelo fornecedor foram positivos ou negativos na entrega final.
Dica #4 – saiba como funciona o atendimento ao cliente
Suporte. Tudo que qualquer cliente precisa nos momentos de “sufoco”. Independente do projeto, eles estão presentes. Em maior ou menor escala. Com maior ou menor impacto. E o quão mais rápidos eles forem atendidos melhor para a contratante.
Questione ao fornecedor de plataforma como é feita a abertura de chamados de manutenção preventiva e corretiva. Quanto tempo o fornecedor demora para atender e resolver o chamado. Quais são os acordos de níveis de serviços que são prestados. Afinal, ter este conhecimento, e acordo firmado (lembre-se do contrato), garante que o andamento do seu projeto terá um resguardo no caso de surgirem imprevistos.
Dica #5 – saiba se o fornecedor possui ferramentas de suporte
Como sua empresa, no meio da operação, vai entrar em contato com o fornecedor de plataforma para solucionar algum problema? Por telefone? Por uma plataforma de abertura de chamados/tickets? E se for necessário soluções in loco quanto tempo, desde a abertura do chamado até o envio de um técnico? Infortúnios durante projetos são praticamente inevitáveis. Basta que você e seu fornecedor estejam alinhados em como resolvê-los, ou até mesmo ter meios de evitá-los.
Dica #6 – seu fornecedor de plataforma também sabe avaliar o cliente?
Sim! É isso mesmo. Seu fornecedor de plataforma também deve ter meios de avaliar o cliente que está fazendo prospecções. Afinal, ninguém melhor para saber se é capaz ou não de entregar o serviço que é demandado do que o próprio fornecedor.
Perceba se há um interesse genuíno do fornecedor em conhecer as demandas que estão sendo requisitadas. Já que, este tem competências o suficiente para avaliar as situações levantadas pelo cliente, para a identificação de possíveis problemas e quais implicações levarão ao projeto.
A PTA Rental, por exemplo, usa uma matriz de qualificação em que estes requisitos do cliente são avaliados. Porque seu objetivo como empresa é entregar níveis de qualidade excepcionais em nossos equipamentos e serviços. Através de investimentos constantes em tecnologia, inovação, treinamento, instalação e equipamentos.