Se sua empresa de construção está acompanhando as tendências de mercado, com certeza já descobriu a possibilidade de alugar equipamentos. Quando se evita a aquisição de novos equipamentos, o processo se torna mais barato e simples de ser executado.

Isso porque, dessa forma, não são necessárias preocupações com questões atreladas à aquisição de um equipamento, tais como programação da manutenção, armazenamento, transporte entre projetos, entre outras. Mas você sabe o que precisa levar em consideração antes de alugar um equipamento? Acompanhe nossas dicas a seguir. 

O que levar em consideração para alugar equipamentos?

#1 Conheça as suas demandas

Parece lógico, mas é importante ressaltar: para quais atividades você precisará alugar equipamentos? Sim, é uma pergunta primária, mas que direciona a locação dos equipamentos corretos para seu projeto. Por exemplo, caso seja necessário o uso de plataforma elevatórias, é preciso analisar a altura nos diferentes pontos da obra que o operador irá trabalhar, pois isto influencia qual equipamento atenderá melhor a demanda.

Normalmente, as locadoras contam com equipes especializadas, que direcionam a locação do equipamento adequado para sua demanda. Porém, já conhecendo o que você quer e precisa, o processo de entendimento se torna mais facilitado. 

Além disso, um dos grandes benefícios de alugar equipamentos é a economia, porque, dessa forma, sua empresa somente pagará pelo equipamento quando necessitar usá-lo. Então, por quanto tempo será necessário ter o equipamento? Saber a faixa de preço e as taxas associadas ao aluguel reduzem imprevistos no decorrer da locação.

As empresas especializadas oferecem diferentes opções de aluguel, incluindo cobrança por hora, dia, semana ou mês. Portanto, é importante saber quanto tempo o equipamento será necessário para garantir que o custo ao alugá-lo esteja dentro do orçamento previsto.

#2 Entenda os serviços da locadora e as políticas de locação

Saber quais são os serviços prestados pela locadora e as políticas de locação pode salvar sua empresa de alguns contratempos. Por isso, ter conhecimento de pontos que devem ser contemplados pelo contrato é essencial. Por exemplo:

  • Qual o prazo de entrega dos equipamentos?
  • Qual o cronograma de manutenção?
  • A locadora fornece treinamentos para o manuseio?
  • Como funciona a estrutura de assistência técnica?
  • Quais serão os acordos de nível de serviço?

Ter todos estes pontos estipulados e registrados em contrato oferece garantias para ambas as partes. Analisando o exemplo anterior, se sua empresa tiver a necessidade de locar um equipamento para elevar pessoas para o trabalho em altura, é importante que você saiba em quanto tempo será disponibilizado, quais são os prazos para resolução de chamados técnicos, como a empresa trabalha com a manutenção preventiva dos equipamentos, etc.

Dessa forma, desgastes com paradas inesperadas são reduzidos, e sua empresa garante a entrega do produto ou serviço dentro do prazo e a qualidade desejada.

#3 Tenha em mente o custo benefício – Valor vs. Tempo

As empresas de locação têm como base de cálculo o tempo, como dias, semanas, meses de aluguel. Por isso, tenha em mente que, quando for alugar equipamentos para obras, o custo já incidirá sobre seu orçamento desde o momento em que eles chegarem ao seu canteiro.

Tenha um planejamento para que você não desperdice tempo e dinheiro. Todo engenheiro ou mestre de obras sabe que um projeto pode ser dividido em etapas, e que cada uma demandará um recurso diferente. Por isso, planeje para que o recurso, seja humano ou ferramental, esteja disponível no momento certo.

Alugar equipamentos traz enormes vantagens, desde não precisar se preocupar com o armazenamento até a redução da gestão da manutenção, mas isso deve ser planejado e estruturado previamente para que não se gere custos desnecessários. 

Se for, por exemplo, necessitar do uso de plataformas aéreas no seu canteiro de obras, saiba a origem do fornecedor do seu equipamento, se fornece garantias de suporte técnico, qual o nível deste serviço, etc.

A PTA Rental, com mais de 10 anos no mercado, conta uma equipe especializada para identificar as suas demandas e garantir o melhor serviço, antes, durante e depois da locação. Quer saber mais sobre o que a PTA Rental pode oferecer? Acesse nosso site e descubra as soluções em plataformas elevatórias. Até a próxima!