Eduardo Kobra é um muralista brasileiro, nascido em São Paulo, em 1976. Ele começou como pichador artístico, depois tornou-se grafiteiro e hoje em dia é um dos artistas brasileiros mais conhecidos especializado na criação de painéis artísticos. Eduardo Kobra costuma usar plataformas elevatórias e andaimes para conseguir fazer esses murais tão altos, e esbanja talento e criatividade para produzir essas obras.

Ele ganhou visibilidade em 2005, com o projeto Muro das Memórias, no qual retratou cenas antigas da cidade de São Paulo e, desde então, seus murais estampam prédios e muros localizados em diversos lugares do mundo, como Chicago, Miami, Londres, Paris, Rio de Janeiro, São Luís e São Paulo. Aliás, se você for à São Paulo, inclua no seu roteiro turístico umas visitas aos murais do Kobra! Há vários espalhados pela cidade e vale muito a pena visitar.

Fizemos uma seleção das suas melhores obras:

Mural em homenagem a Oscar Niemeyer

A obra está localizada na praça Oswaldo Cruz, em São Paulo. Foi feita em uma das laterais do edifício Ragi e mede 52 metros de altura.

Mural O Pensador

Obra feita com inspiração na escultura de Auguste Rodin, no bairro do Tatuapé, também em São Paulo. A imagem está pintada na fachada do Senac do Tatuapé.

uma imagem sobre o mural o pensador eduardo kobra

Mural A lenda do Brasil

Este mural está localizado na rua da Consolação, também em São Paulo. A obra retrata Ayrton Senna e seu olhar expressivo, por dentro do capacete do piloto de Fórmula 1, falecido no dia 1º de maio de 1994, em um acidente durante o Grande Prêmio da Itália. Ayrton Senna é um dos maiores ídolos e inspirações de Eduardo Kobra, e foi a pessoa mais pintada pelo muralista, totalizando 10 murais em homenagem ao piloto brasileiro.

Mural AltaMira

Localizado no bairro da Consolação, também na cidade de São Paulo, o mural faz referência à Usina de Belo Monte, construída na cidade de Altamira, no Pará. Nele, Kobra retrata um índio com uma mira em seu rosto, simbolizando a devastação das terras indígenas causadas pela construção da usina.

Mural do Parque Ibirapuera

Mais uma obra de Eduardo Kobra localizada na cidade de São Paulo, este mural foi feito na comemoração de 60 anos do parque mais famoso da cidade. O painel ocupa quatro paredes que formam um cubo com diversas imagens do cotidiano dos paulistanos, como pessoas sorrindo e um casal se beijando.

Mural das Estações do Teleférico do Complexo do Alemão

Eduardo Kobra também possui murais espalhados pela cidade maravilhosa. Nesse painel, que conta com 12 murais, ele retrata a realidade da comunidade, que fica na Zona Norte carioca, em cenas cotidianas cercadas pela esperança de dias melhores e de paz.

uma imagem sobre o mural todos somos um só

Mural Todos somos um só

Essa obra foi feita no Boulevard Olímpico, também localizado no Rio de Janeiro, na chamada Zona Portuária. Esse mural do Kobra carrega o título de maior mural do mundo feito por um só artista, fazendo com que o muralista paulista quebrasse o seu próprio recorde no Guinness Book. O mural recebeu esse nome por representar pessoas nativas de todos os continentes do planeta que se uniram para prestigiar os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Mural Let me be myself

O painel foi feito pelo artista brasileiro em Amsterdã retrata a jovem Anne Frank, alemã de origem judaica que foi vítima do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. O mural possui 240 m², foi inaugurado em 2016 e fica no maior museu de arte de rua do mundo, ao norte da capital holandesa.

Mural Rio

Inaugurado em Tókio, no Japão, no dia 22 de junho de 2016, o painel que tem medidas de 54,4×10,6m fica localizado na área de Minamikebukuro-Toshima e retrata as belezas do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor. A marca registrada do artista brasileiro são as cores vivas que estão presentes nos seus murais pelo mundo, mas nessa obra em específico elas mudam de acordo com a iluminação, trazendo um charme a mais para o mural do Japão.

uma imagem sobre mural bob dylan

Mural Bob Dylan – The Times They Are Changing

O mural, feito em homenagem a uma das maiores lendas da música mundial, é uma das maiores obras de Kobra no exterior. Fica localizado na cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota, Estados Unidos, e ocupa uma parede de 50 metros de largura e 28 metros de altura, retratando três diferentes fases da vida do artista.

Essas são apenas algumas das inúmeras obras do muralista brasileiro espalhadas pelo nosso país e, em muitas delas, Kobra usa a arte para fazer críticas sociais e para retratar a realidade do nosso povo. Ele é, sem dúvidas, um dos artistas mais brilhantes de nossa geração